A Secretaria Municipal de Segurança (SMSEG) de Porto Alegre, realizou na tarde desta sexta-feira, 6, no Plenário Otávio Rocha da Câmara Municipal de Vereadores a 2º Conferência Municipal de Segurança Urbana. O evento teve o objetivo fazer uma avaliação do controle social sobre as políticas públicas de segurança da capital gaúcha e debater propostas trazidas pela população.(fotos)
Foram 17 pré-conferências regionais, três conferências temáticas e 12 livres, todas realizadas com intuito de debater propostas alternativas de segurança e levá-las à 2ª Conferência. A SMSEG destacou três eixos considerados os mais relevantes para levar as comunidades, os quais foram: Diagnostico das políticas públicas de segurança de Porto Alegre; Diretrizes para o Plano Municipal de Segurança; Sistema Municipal de Proteção Social e Conselho, Fóruns de Segurança e Conselho Comunitários de Segurança;
O secretário estadual de segurança publica do Rio Grande do Sul, Airton Michels destacou que a nossa capital tem uma tradição em debates participativos em outras áreas como educação e saúde, mas que acima de tudo a segurança pública pode ser debatida pelas comunidades. “É fundamental que a população, principalmente por ser um tema fechado, técnico e por sua natureza, precisa ser debatido, pois a segurança pública não é apenas uma ação policial repressiva, mas um processo que é construído juntamente com a sociedade”, explica.
O prefeito em exercício da capital Sebastião Melo, que também participou da abertura do evento, enfatizou que o trabalho de segurança é essencial e deve ser feito em ação conjunta entre Município e Estado. Ressaltou a importância do controle social sobre as políticas públicas de segurança. "O controle social precisa cumprir sua tarefa constitucional que é também propor projetos, programas e ações. O policiamento precisar ser comunitário e as comunidades devem colaborar com a polícia”.", disse Sebastião Melo.
O secretário municipal de Segurança explicou que a participação popular de quem vive a realidade na ponta estimula a ampliação de políticas públicas de segurança. “Segurança se faz com ações preventivas específicas de cada região e a 2ª Conferência Municipal de Segurança, enquanto órgão propositivo tem como fator principal a participação popular que é de fundamental importância para a Guarda Municipal, dando destaque para que o município intervenha nas questões de segurança pública”, comenta.
A 2º Conferência Municipal de Segurança Urbana contou também com a participação, do presidente da Câmara Municipal de Porto Alegre, Dr. Vereador Tiago Duarte, o tenente coronel do Comando do policiamento da Capital Tenente coronel João Diniz Godói, o coordenador do Conselho Municipal de Justiça e Segurança, Bruno Knob, o coordenador co Centro integrado de Comando Airton Costa, Delegado do Deca Alberto Lima, vereadores,e representantes dos conselhos municipais, da sociedade civil.
O evento o evento terá continuidade no sábado dia 7, às 9h no Plenário Ana Terra para exposição das propostas e debates sobre as temáticas e resoluções das pré-conferências.
Secretário faz homenagem a servidores da SMSEG pela realização do evento |
Veja mais fotos:Secretaria Municipal de Segurança
Nenhum comentário:
Postar um comentário